Você conhece a história do artista Rafael Ramos?
27-fevereiro-2019

Suas pinturas partem de experiências pessoais com a cidade de São Paulo, onde imagens são apropriadas e recombinadas para pintar a cidade sem pintar uma paisagem, com a arte se dissolvendo no contexto da vida urbana.

A história do artista:

Rafael é paulistano, arquiteto formado pela Fau – Usp e pós graduado pelo Senac em design de movelaria.
A pesquisa de pintura vem desde 1998, onde fazia aulas de ateliê com Paulo Withaker, no Mube. Desde então, a cidade de São Paulo impregna as pinturas, seja seus habitantes, seus caminhos, a flora urbana ou os arrabaldes da percepção. Expôs coletivamente, onde se destaca o Salão de Mairiporã, e individualmente no Museu de Artes de Goiânia em 2013. Atualmente ocupa o ateliê Ipojuca com mais três artistas.

“A metrópole é vista como uma terra mítica, saturada com uma parafernália de ilusões, como uma paisagem urbana onde o real e o natural deixam de existir. Não existe mais o debate arquitetônico, cessam as doutrinas, não há teoria, nenhum planejamento: há apenas a criação e a destruição do mosaico de fragmentos urbanos, a justaposição dos esforços humanos frente a natureza em um processo de acumulação de desastres e fantasias. É a paródia do testemunho ocular.”
Rafael Ramos

No meio de 2016, Rafael enviou muitas de suas obras para uma exposição individual que ocorreria no Sul do Brasil, quando uma tragédia aconteceu: o caminhão que as transportava sofreu um acidente e acabou queimando todas as obras. Esse fato foi muito triste, pois estava em um momento de intensa criação e pesquisa. No entanto, não desanimou e retomou sua produção.
Acabamos de lançar no site as obras realizadas a partir de 2017, após esse lastimável ocorrido. Estão maravilhosas, confiram!

Obra “Quarteirão”

Técnica: Acrílico sobre tela
Medidas: 190 x 120cm
Ano: 2017

Obra “Minhocão”

Técnica: Acrílico sobre tela
Medidas: 190 x 80cm
Ano: 2018

 

Postado por: origami | Comentários: 0

    Deixe seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *